samedi 29 mars 2014

DESENCONTRO




 Carta aberta 

Meu amigo,

Já não sei como perdi o contacto contigo. Provavelmente por culpa minha. Não por negligência, nem por vontade, mas pelos imponderáveis da vida. Partiste primeiro, deixando-me saudades, que nem mesmo as longas cartas que, semanal e religiosamente me escrevias, podiam atenuar. Tinhas tanto para me dizer que enchias dez folhas e eu respondia-te numa página, por não conseguir contar-te o que via à minha volta. As nossas últimas cartas devem-se ter cruzado algures sobre o oceano, sem nunca terem chegado ao destino. Não voltei a ter noticias tuas e certamente não terás também entendido a ausência das minhas. E o passar dos tempos, trouxe-nos a ambos, a resignação ao silêncio mútuo.

Não nos voltámos a ver, mas recordo-te como se tivesse sido ontem que nos separámos. Tenho saudades dos tempos de liceu, da nossa amizade, da nossa cumplicidade...

Nunca cheguei a saber a verdadeira natureza dos teus sentimentos por mim, mas a imensa ternura no teu trato tornou bem fraterna a amizade que me ligava a ti. Houve quem suspeitasse de uma relação mais íntima que a simples amizade que nos unia e lembro-me o quanto isso te embaraçava, ao ponto de, durante algum tempo, deixares de vir cedo para o liceu, para esperares comigo pela abertura dos portões. Timidez ou... estaria alguém invadindo o teu jardim secreto e descobrindo o que querias ocultar? Inicialmente pensei na primeira hipótese, mas logo comecei a duvidar, quando descobri os meus dois fios de cabelo, um preto e outro branco (eh! nessa altura já os tinha!...), no teu livro de História. E como interpretar o apertar cerrado das minhas mãos pelas tuas, quando conversávamos à janela da sala de aulas ou debruçados na varanda sob as arcadas? Ou, ainda, o nome pelo qual só tu, tão ternamente me chamavas? E o teu meigo olhar de um verde cristalino? Amizade fraterna ou amorosa? Nunca soube! Talvez nunca tivesse tido a coragem de querer saber... por me sentir incapaz de corresponder aos teus sentimentos, se eles tivessem ido mais longe do que uma simples amizade...

Indubitavelmente, eu estava noutra... O meu coração batia, platonicamente, por uns olhos negros que nunca me olharam com a doçura dos teus, mas que me amarraram a um sentimento que jamais tinha tido ou voltei a ter por alguém. O sentimento cego da primeira paixão, que, por egoísmo de não ser consumada, não dá lugar a outro... Pergunto-me se alguma vez suspeitaste da sua existência. Nunca falei dele a ninguém por ser esse o meu jardim secreto...

Até que te foste, recusando a guerra que se avizinhava, enquanto eu pensava que era aquele o meu país de onde nunca sairia. Partir para onde?... Sonhos que depressa se desmoronaram... porque, finalmente também chegou a minha hora da partida, a hora di bai na língua das minhas raízes... E com ela se instalou a Ruptura... e viagens sem fim, dominadas pela sensação de estar em permanente passagem, que nem mesmo os alicerces criados na Pátria de adopção conseguiram amenizar. Desde então, a minha vida tem sido feita de chegadas e partidas, deixando pelo caminho amigos, lugares amados, trazendo comigo apenas as recordações, boas e más, que ao longo dos anos foram tornando cada vez mais pesada a minha bagagem.

Os anos correram e pergunto-me incessantemente por onde andarás. Como gostaria agora de poder escrever-te uma carta, desta vez bem mais longa que todas as que me escreveste reunidas! Como me faria bem poder contar-te o que foram estes anos de percursos cruzados que me transpuseram além fronteiras, num mundo onde a riqueza se encontra nos corações dos homens, por ser a que resulta da convivência entre diferentes culturas e sensibilidades! Nesse mundo em que o Homem, enquanto Ser Universal, convive com uma dicotomia antagónica: a força e a fragilidade de quem abraçou vários horizontes. A força, pelo acumular de vivências cruzadas que lhe permitem saber estar com os outros e a fragilidade, pelo gosto amargo que fica da sensação de não pertencer a lugar nenhum, por serem tantos os horizontes de referência... Num mundo em que cada um de nós, Filhos do Império, se reencontra na sua dimensão universal e redescobre, finalmente, a serenidade perdida no momento da ruptura...

Para te falar de tudo isso e do quanto lamento o nosso desencontro, eu queria escrever-te uma carta, como dizia o poeta...


Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire