samedi 31 août 2013

BEM-VINDOS / BIENVENUS

Olá, Amigos! 

Neste cantinho partilharei convosco os meus momentos de inspiração traduzidos em prosa e poesia. 

Entre ficção e remeniscências, a minha prosa convida-os a visitarem lugares e gentes que marcaram o meu percurso de caminhos cruzados de múltiplos horizontes.

Quanto aos meus poemas não são mais do que “estados de alma", manifestações objectivas de um sentir  muito profundo. Por de trás de cada um está uma forte emoção: alegria, paixão, tristeza, angústia, desilusão ou a ânsia da busca de uma identidade. Sem essa emoção seria incapaz de alinhar dois versos, como não me seria possível escrever um poema por encomenda... E em função do sentimento que me impele para a escrita, o poema  pode ser não só a revelação de um estado, mas ao mesmo tempo uma terapia contra esse estado, na medida em que a sua escrita apazigua-me, deixando-me com uma agradável sensação de libertação. 

Encontrarão aqui  poemas, contos e outros textos que venho escrevendo de há uns tempos para cá, a maior parte já publicados em coletâneas e em sites diversos sob o nome autoral de Filomena Embaló.



Salut, les amis !

Je partagerai ici avec vous mes moments d'inspiration traduits en prose et en poésie.
Entre la fiction et mes souvenirs, ma prose vous invite à visiter des lieux et des gens qui ont marqué mon parcours fait de chemins croisés d'horizons multiples.

Quant à mes poèmes, ils ne sont que des « états d’âme », la manifestation objective d’un sentiment très profond. Derrière chacun d'eux se cache une forte émotion : joie, passion, tristesse, angoisse, désillusion ou l’anxiété de la quête d’une identité. Sans cette émotion je serais incapable d’aligner deux vers, comme il ne me serait pas possible d’écrire un poème sur commande… Et en fonction du sentiment qui me pousse à écrire, le poème peut être non seulement la révélation d’un état, mais en même temps une thérapie contre cet état, dans la mesure où son écriture m’apaise et me laisse une agréable sensation de libération.

Vous trouverez ici des poèmes, des contes et autres textes que j'écris depuis un certain temps, pour la plupart déjà publiés dans des recueils ou sur des sites divers sous le nom d’auteur de Filomena Embaló. 

3 commentaires:

  1. Parabéns Mena! Adorei! És maravilhosa... escreves como a mãe escrevia com o barro! Com verdade... sentimento! Bjs mana

    RépondreSupprimer
  2. Parabéns Mena! Está lindo! Escreves como a mãe escrevia com o barro! Lindo. Bjs mana

    RépondreSupprimer
    Réponses
    1. Obrigada, Manela! Isso de escrever como a mãe é uma responsabilidade muito grande... Beijos!

      Supprimer